terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Melhor Prato da Minha Vida - D.O.M.



  • Eu não entendo porque a Revista Veja Comer e Beber 2009/2010 colocou o D.O.M. e o Fasano na mesma categoria (alta gastronomia) de restaurantes esse ano. Um restaurante chinês de alta gastronomia deixa de ser um restaurante chinês? E o D.O.M. é sei lá o que, o 24º melhor restaurante do mundo, não? Nem precisava estar no páreo. Foi lá que eu comi o melhor prato da minha vida. Um escalope de Foie Gras com pipoca de arroz selvagem, uma bola de sorbet de fruta e caldo de peixe. Meu! Tudo aquilo se misturava de um jeito tão absurdo: o tenro escalope com a crocância do arroz, o sorbet gelado escorrendo para dentro do caldo quente. Uma sensação de alegria, surpresa, prazer. Sem brincadeira, a primeira vez que eu comi esse prato eu lembrei quando tirei meu primeiro "palito sorteado" num picolé Kibon de limão. Sabe aquela sensação de recompensa? Bom, esse ano o Alex tirou o prato do cardápio porque não era brasileiro o suficiente. Então me responda, Sr. Atala, em qual restaurante francês eu acho essa porra, agora?
  • Muitos dos meus amigos ficam com o cabelo em pé só de pensar em entrar no D.O.M. A comida é fantástica, as paredes que lembram uma carteira do Paul Smith em escala gigante são lindas, a cozinha envidraçada, o serviço...Sim, é caro mesmo. A dica é a seguinte: PF do D.O.M. na hora do almoço. Aquelas panelinhas de cobre reluzentes, cheias de farofa, batatinhas em cubo, feijão preto, arroz com salsinha, três opções de carne (peixe, frango ou filé -peça à cavalo) numa cama de banana à milanesa fatiada. Bah! Bom demais.
  • A conta é essa: PF do D.O.M. (esqueça o couvert) + uma garrafa de água com gás = PF do Ritz (quartas) + taça de vinho. São incomparáveis? Claro que são, essa é graça. Por isso acho estranho o DOM concorrer com o Fasano.

3 comentários: